Você sabe o que é PerguntAção?

Imagine se você pudesse converter consultas participativas de opinião em instrumento de articulação e mobilização social? É isso o que fazemos quando aplicamos a metodologia PerguntAção, um processo colaborativo que une pessoas de diferentes perfis para conceber e desenvolver, em grupo, um levantamento de opiniões sobre o contexto em que estão inseridas. #ConhecimentoTransforma

Desde 2009, nós já realizamos mais de 70 projetos e 99 parcerias, alcançando 139 municípios. Isso porque a PerguntAção surgiu antes mesmo da Rede Conhecimento Social. A nossa equipe já aplicava a metodologia no Instituto Paulo Montenegro, instituição que coordenou as ações de responsabilidade social do Grupo IBOPE, até 2015.

Em 2016, demos origem à Rede, continuando as ações do Instituto. Isso nos permitiu trazer em nosso DNA a expertise de colocar a serviço da sociedade o uso de pesquisas e outras formas de produção de conhecimento para fins sociais, sempre por meio de métodos colaborativos e formativos.

Atuando em diversas áreas, como Educação, Acompanhamento Legislativo, Meio Ambiente, Garantia de Direitos e muitos outros temas, já formamos mais de 1.625 pessoas com nossa metodologia, realizando 168.469 entrevistas.

A metodologia

A PerguntAção permite que grupos articulados se organizem coletiva e participativamente para a realização de um projeto de coleta de dados e opiniões sobre determinado contexto, passando por todas as etapas de uma pesquisa de opinião, com finalidade de identificar demandas e necessidades, expectativas e percepções sobre si mesmos e sobre suas realidades.

Apesar da consulta participativa não substituir o trabalho do especialista de pesquisa, traz outros aportes importantes, como participação, mobilização, legitimidade, empoderamento, comprometimento e aprendizagem.

Um processo colaborativo une pessoas de diferentes perfis para conceber e desenvolver, em grupo, um levantamento de opiniões sobre o contexto em que estão inseridas. A aplicação da PerguntAção ocorre sempre em parceria com organizações interessadas em mobilizar para o desenvolvimento social de um determinado contexto.

Envolve também o público no planejamento ou monitoramento de programas ou projetos que lhe são oferecidos, promove a conscientização de um grupo sobre causas específicas, produz e dissemina conhecimento sobre uma causa ou tema relevante para o setor social e estimula a contribuição de programas ou projetos de forma colaborativa.

Como funciona

A metodologia é uma estratégia para fortalecer iniciativas de parceiros, tendo ainda potencial para orientar o planejamento de suas ações no campo social. Na prática, um grupo de pessoas passa por um processo formativo que percorre etapas de construção de uma pesquisa.

Ao longo da PerguntAção, os participantes podem decidir o que querem descobrir e elencar as suas próprias hipóteses sobre o tema em questão. Em seguida, desenham um instrumento estruturado de coleta de opiniões e consultam o público também por ele escolhido.

Após a realização das entrevistas, é feito o tratamento e a análise dos dados, cujos resultados são discutidos coletivamente, servindo como orientadores na definição de ações. Apesar de passar por todas as etapas de uma pesquisa de opinião, a metodologia de PerguntAção é diferente de uma pesquisa realizada profissionalmente.

O que se prioriza é a mobilização que o processo gera e não a exatidão dos resultados, nem o uso rigoroso dos procedimentos metodológicos de pesquisa. A partir deste processo participativo, cria-se um ambiente de diálogo e articulação entre diversos atores de um determinado contexto.

Ao trazer sujeitos de diferentes saberes como protagonistas da pesquisa, promove-se, de forma colaborativa, a identificação de prioridades, orientando o planejamento compartilhado de soluções. Unido para construir uma pesquisa de opinião desde o início até o fim, o grupo se sensibiliza e se envolve com o tema abordado e com o público pesquisado.

Além disso, a metodologia estimula o aprofundamento sobre questões antes de tomadas de decisão, valorizando as escolhas em grupo e a escuta de pessoas que geralmente não são envolvidas nos processos decisórios.

Conheça mais sobre a Rede Conhecimento Social

--

--

Organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a construção compartilhada de conhecimento conectando pessoas para gerar transformação.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Rede Conhecimento Social

Rede Conhecimento Social

Organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a construção compartilhada de conhecimento conectando pessoas para gerar transformação.