Retrospectiva 2023 em projetos

Rede Conhecimento Social
7 min readDec 21, 2023

A Rede Conhecimento Social, ou ReCoS para os íntimos, é uma organização da sociedade civil que produz conhecimento por meio de pesquisas participativas. E 2023 foi um ano bem movimentado por aqui, visto que colaboramos em muitos projetos e pesquisas ao longo desses 12 meses que estão se encerrando. Por isso, para compartilhar uma amostra de tudo que executamos no decorrer do ano, separamos alguns projetos dentro dos nossos eixos prioritários de atuação: crianças e adolescentes, juventudes e democracia.

Conheça a seguir uma síntese dos dados que disseminamos em 2023.

Eixo Crianças e adolescentes

Avaliação Integrada da Liga Solidária

A Avaliação Integrada é um processo que tem como proposta escutar os beneficiários de todos os programas oferecidos pela Liga Solidária, para entender a atuação da instituição e apoiar a verificação do quanto estão concretizando seus objetivos. Esse processo participativo considerou 3 propósitos do trabalho da Liga: protagonismo, resolução de conflitos e articulação e mobilização.

No primeiro momento aconteceram oficinas de cocriação dos instrumentos de avaliação, com alguns participantes de todos os programas. Depois foram realizadas oficinas para validação do questionário. Foram aplicadas essas escutas com crianças, adolescentes, famílias, idosos e todos os públicos que estão envolvidos nos programas da Liga Solidária.

Ao final do processo, realizamos uma oficina de apresentação e análise de dados, com o próprio público respondente da avaliação.

Pesquisa Usos e Impactos de Plataformas de Vídeos Curtos por Jovens do Brasil

Os vídeos curtos se tornaram um fenômeno durante a pandemia, devido à popularização do Tik Tok, com seus vídeos rápidos, desafios e dancinhas. Movimento que fez outras redes sociais criarem sua própria versão de vídeos curtos, surgindo assim reels (Instagram) e shorts (Youtube).

A criação de conteúdo por pessoas comuns é o principal atrativo da rede social chinesa, já que a profissionalização nas outras plataformas criou uma barreira para pessoas comuns. Além disso, o conteúdo reduzido acabou conquistando, principalmente, o público jovem por sua agilidade e possibilidade de assistir uma quantidade enorme de vídeos de entretenimento, em pouco tempo.

Ocorre que, esse consumo acelerado está afetando a rotina das pessoas, transformando a forma como nos relacionamos e interferindo na saúde física e mental. Por isso, para entender as possíveis consequências dessa exposição, estamos realizando em parceria com o InternetLab, a pesquisa Usos e impactos de plataformas de vídeos curtos por jovens do Brasil. Estamos em plena etapa de coleta de dados e em 2024 lançaremos os resultados.

#AgendaCidade Unicef — Pesquisa Saúde Mental de adolescentes e Jovens (Cidade Tiradentes e Pavuna)

A pesquisa Saúde Mental de Adolescentes e Jovens é um desdobramento do mapeamento participativo da Agenda Cidade UNICEF, realizado em 2022, em Cidade Tiradentes (São Paulo) e Pavuna (Rio de Janeiro). No decorrer das escutas com adolescentes e jovens de ambos territórios, ficou evidente a necessidade de priorizar um aprofundamento sobre a saúde mental dessas juventudes, de territórios periféricos.

Na Pavuna, 206 adolescentes e jovens responderam à pesquisa, e 150 na Cidade Tiradentes.

Para conhecer o relatório completo de Cidade Tiradentes, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1fIglZKNMcUcA4dL4j-I5R_lZgytls5TA

Relatório completo da Pavuna, disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1_mXHLimvBZAPU7-zi5ktut3e6E5IUGJV

Eixo Juventudes

Jovens Fora da Escola

Pesquisa Jovens Fora da Escola, iniciativa da Fundação Roberto Marinho e Itaú Educação e Trabalho, realizada em parceria com o DataFolha, visa investigar a motivações e propor soluções para as juventudes que precisaram abandonar os estudos, ou que não conseguiram completá-los.

Durante as oficinas de PertuntAção tivemos a qualificação do tema e escuta de jovens que estavam atualmente fora da escola, que apoiaram a construção da pesquisa, de roteiros para os grupos de discussão e desenvolvimento do questionário quantitativo.

O papel da ReCoS na iniciativa é, por meio da PerguntAção, garantir que as juventudes estejam envolvidas nessa construção de conhecimento sobre seu próprios contextos e vivências.

Lançamento da pesquisa JUMA (Juventudes, Meio ambiente e Mudanças climáticas)

Dia 4 de abril, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, aconteceu o lançamento da pesquisa JUMA (Juventudes, Meio ambiente e Mudanças climáticas).

O estudo mapeou as percepções sobre o impacto das mudanças climáticas na rotina das juventudes. A iniciativa buscou produzir dados que pudessem mobilizar e promover a participação de jovens de todas as regiões do Brasil, no desenvolvimento de políticas de enfrentamento da crise climática e proteção do planeta.

Durante o lançamento, jovens pesquisadores dos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, compartilharam suas vivências e principais desafios ambientais de seus territórios.

Para conhecer o relatório completo, e demais conteúdos da pesquisa, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/19YhUgUULJVfaTX61KrJDp4czikxzFPlY

Injustiças Estruturais entre Jovens na Cidade de São Paulo

Lançada no dia 6 de junho de 2023, no auditório do Itaú Cultural, a pesquisa Injustiças Estruturais entre Jovens na Cidade de São Paulo, realizada em parceria com o Juventudes Potentes e financiamento do Instituto Aspen, entrevistou 600 jovens das regiões leste e sul da cidade de São Paulo.

A pesquisa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as chamadas injustiças estruturais que afetam a inclusão produtiva das juventudes paulistanas, considerando a exclusão demográfica gerada pela barreira sistêmica de distanciamento territorial. Entre os principais achados da pesquisa temos:

60% das juventudes já se sentiram prejudicados por passar muito tempo no transporte;

42% levam mais de 1 hora para chegar ao centro da cidade;

33%* de jovens LGBTQIAPN+ não se sentem seguros em seu bairro.

Para conhecer o relatório da pesquisa acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1GlsBKMrGyzwMBVZ_YQ93wC5PcYlqn0rg

Eixo Democracia

Pesquisa Vetores da Comunicação Política em Apps de Mensagens: hábitos e percepções — 3ª edição

A pesquisa Vetores da Comunicação Política em Apps de Mensagens: hábitos e percepções, 3ª edição, realizada em parceria com o InternetLab, mapeia desde 2020 os veículos de disseminação de conteúdo político, os fatores que estimulam o compartilhamento, a visão que cada indivíduo tem sobre seu papel no compartilhamento de informações políticas e como esses fatores e posturas se alteram entre diferentes grupos sociodemográficos.

Mais uma vez, a pesquisa aponta que as pessoas escolhem as plataformas de forma bastante consciente e seguindo finalidades e funcionalidades específicas.

Para conhecer a pesquisa completa, que apresenta dados do contexto adas eleições de 2022, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/10oYJJZh11Iq-l2Rv4slwnql-kOhxD0L9

Assembleia Cidadã Enfrentando Desigualdades

Realizada em parceria com o Delibera Brasil e financiamento do UNDEF (Fundo das Nações Unidas pela Democracia), o projeto busca estabelecer Assembleias Cidadãs em três cidades do Brasil (Belém, Fortaleza e Niterói) para promover a participação da população na criação de políticas para o enfrentamento da pobreza e a desigualdade em seu território.

Assembleia Cidadã — Recicla Belém

28 cidadãos e cidadãs, selecionados via sorteio, representaram a população de Belém durante 5 sessões deliberativas sobre a coleta seletiva no município.

O projeto Assembleia Cidadã — Recicla Belém, contou com a colaboração da Rede Jandyras, Observatório Social de Belém, Prefeitura de Belém e Programa Tá Selado!

Para conhecer a Carta de recomendações, acesse: http://deliberabrasil.org/projetos/democracia-deliberativa-e-assembleias-cidadas-enfrentando-a-desigualdade-e-a-pobreza-no-brasil/

Assembleia Cidadã — Conecta Niterói

No decorrer de 5 sessões cidadãs e cidadãos escolhidos, via sorteio cidadão, deliberaram sobre “Como promover o acesso universal e qualificado de internet para toda a população de Niterói?”, uma temática que impacta diretamente a educação, o acesso à informação e as oportunidades de crescimento econômico.

Considerando que a universalização do acesso à internet é a possibilidade para que todas as pessoas tenham condições de estar conectadas, independentemente de sua classe social, local de moradia, etnia, as cidadãs e cidadãos chegaram ao entendimento de que à internet é um direito básico (direito fundamental, como a água e a luz), pois “Sem internet não é possível fazer quase nada!”

A partir desse acordo foram pensadas estratégias para promover o acesso de todos, especialmente em regiões periféricas, assim como ações de letramento digital.

Em 2024 será lançada a Carta de Recomendações.

Assembleia Cidadã — Por uma Educação em Tempo Integral

Fortaleza foi a primeira cidade brasileira a realizar uma Assembleia Cidadã, durante o Conselho Cidadão de Fortaleza: Vencer o Desafio do Lixo — Uma Fortaleza Viva e com Mais Saúde para Todos, em 2019.

O projeto Assembleia Cidadã — Por uma Educação em Tempo Integral tem um diferencial em relação às demais, já que também conta com a participação de crianças e adolescentes nas sessões deliberativas. Afinal, quando falamos de processos participativos, como a educação em tempo integral, crianças e adolescentes devem fazer parte do debate, para contribuir com uma decisão que vai interferir em suas vidas e futuro.

Em 2024 será lançada a Carta de Recomendações.

--

--

Rede Conhecimento Social

Organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a construção compartilhada de conhecimento conectando pessoas para gerar transformação.