Planejamento 2024 e Perspectivas para o Futuro

Rede Conhecimento Social
5 min readJan 30, 2024

O Planejamento Anual é um processo estratégico aqui na ReCoS, por se tratar de um momento em que a equipe se reúne para refletir sobre as conquistas do ano e planejar as ações para o próximo. Durante os 3 dias de imersão, que aconteceram entre 18 e 20 de dezembro de 2023, aproveitamos para dar início à construção da Teoria da Mudança da organização.

Além disso, começamos as reflexões sobre a celebração de 10 anos da Rede Conhecimento Social, em 2026. Pois, apesar de, num primeiro momento, parecer estar longe, a gente sabe que as demandas do dia a dia exigem tempo e energia, e logo estaremos apagando nossa décima velinha. Mas, como queremos chegar nesses 10 anos?

A Teoria da Mudança é um dos elementos que trabalharemos para construção dessa visão de futuro para nosso trabalho. E iniciamos o desenho dela a partir da nossa missão: promover a participação social a partir da construção colaborativa de conhecimento, conectando pessoas, grupos, organizações e seus saberes, para gerar mobilização e transformação.

O que é Teoria da Mudança?

A Teoria da Mudança é um processo que reúne elementos de avaliação, mensuração e acompanhamento de impacto, muito utilizada por instituições do terceiro setor. Um processo em que são identificadas ações que precisam ser realizadas para alcançar objetivos de longo prazo.

Como uma metodologia de planejamento e avaliação, a Teoria da Mudança exige clareza de objetivos de longo prazo, identificação de indicadores mensuráveis de sucesso e ações para atingir os objetivos. E dentro da ReCoS, como não poderia deixar de ser, estamos conduzindo esse trabalho de forma participativa com nossa equipe e associados.

De onde partimos?

Antes de planejar o futuro, é preciso refletir sobre o presente e a partir de nossas experiências. Consideramos que a atuação da ReCoS abrange diversas dimensões, entre as quais destacamos: gestão, atividades participativas e parcerias. Todo o nosso trabalho é resultados de planejamento e decisões coletivas.

Somos uma organização da sociedade civil especialista na construção participativa de conhecimento e que, ao longo do processo ou com resultados de pesquisas em mãos, promove a participação de pessoas e grupos em decisões que as afetam. Mas, o quanto somos reconhecidos dessa forma? Temos conseguido traduzir como o nosso trabalho pode apoiar a atuação de outras instituições? Esse é um dos objetivos para os próximos anos da ReCoS: consolidar parcerias já estabelecidas, ampliar ainda mais nossa rede parceiros e mobilizar outros espaços.

Para onde vamos?

Além de ampliar nosso reconhecimento como instituição que promove a participação social, também queremos influenciar a área de pesquisa, para que nossos valores transbordem à atuação da ReCoS. Para isso, precisamos de uma equipe preparada para promover e compartilhar o conhecimento construído pela ReCoS, sendo multiplicadora da nossa missão, que é viabilizar a participação em múltiplas esferas sociais.

Assim, buscaremos formas de investir no fortalecimento da organização por meio da troca com diversos públicos e redes na área social, procurando, entre outras coisas: compartilhar o conhecimento acumulado com tomadores de decisão e profissionais do terceiro setor; estabelecer conexões com outros espaços de produção e disseminação de conhecimento; desenvolver estratégias internas para encorajar diálogos e trocas com pensadores e promotores de participação social.

Como?

Ou seja, nossa atuação buscará sempre conectar, estimular, articular, provocar, mobilizar e apoiar equipe, parceiros, poder público, tomadores de decisão e terceiro setor para viabilizar, em rede, a participação social.

E para sermos reconhecidos não só pela produção de conhecimento mas também pela promoção da participação, uma das estratégias pensadas é o fortalecimento do nosso tom de voz. Com uma comunicação mais assertiva e simples, esperamos ser capazes de alcançar pessoas diversas: desde quem tem o poder de decisão, passando por financiadores e poder público, até a cidadã e cidadão comum, que conhece as demandas do seu território, entretanto, no geral, não são chamados para o debate. Afinal, todos podem contribuir com sua vivência e saberes. Além do mais, a diversidade de experiências deixa a discussão mais rica e a solução mais próxima da ideal.

Por isso, para ampliar o alcance de nossa comunicação, estamos investindo em novos formatos, especialmente vídeos, com uma linguagem mais simples e acessível. Queremos conquistar as juventudes (um dos eixos de atuação da ReCoS), bem como contribuir com a democracia e o acesso de mais pessoas no debate sobre espaços e políticas públicas.

De olho nessa estratégia, criamos um perfil no Tik Tok como uma estratégia para alcançar mais pessoas com conteúdos ágeis, já que se trata de uma plataforma que o compartilhamento é simplificado, e que atinge o público mais jovem.

Rede de Pesquisadores

Também faz parte de nossa estratégia de crescimento para os próximos anos, retomar a proposta da Rede de Jovens Pesquisadores e ampliar para a criação de uma Rede de Cidadãos Pesquisadores. Essa é uma iniciativa que poderá viabilizar a criação de porta-vozes da ReCoS em todo o Brasil, bem como o compartilhamento de aprendizados e vivências.

Tudo isso porque promover a participação e a produção de conhecimento é o que nos move.

Este artigo traz um resumo dos debates que tivemos no decorrer do planejamento 2024. Nossa Teoria da Mudança está em desenvolvimento e, assim que estiver pronta, vamos apresentar em todos os nossos canais.

Acompanhe as nossas redes sociais para conhecer todos os projetos que serão realizados em 2024.

https://www.instagram.com/redeconhecimentosocial/

https://www.facebook.com/redeconhecimentosocial/

https://redeconhecimentosocial.medium.com/

--

--

Rede Conhecimento Social

Organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a construção compartilhada de conhecimento conectando pessoas para gerar transformação.